Olá leitores, olá mamães e futuras mamães que acessam este blog…

image

Senti uma vontade enorme de escrever mais sobre amamentação. Sigo forte nesta batalha!!! Sim, não é para qualquer mãe. Precisa ter objetivo. O pediatra do meu filho chama o ato de amamentar de uma verdadeira ‘entrega’. E é verdade. Seria muito mais simples voltar a minha vida normal dando o leite na mamadeira. Voltar a tomar meu vinho nos fins de semana… Minha cervejinha na sexta-feira à noite e por ai vai… Estou sem tomar leite de vaca, sem comer chocolate e tudo que como fico na ‘nóia’ de pensar mil vezes antes. Sim, a nossa alimentação interfere no leite materno. Seria mais fácil também para sair de casa e alguém dar o leite a ele quando estiver fome. Também não é fácil a rotina de sempre precisar desmamar porque o peito enche demais. No meu caso, isso acontece quase todos os dias. Enfim! Mas diante de tudo isso afirmo: VALE MUUUUITO O ESFORÇO!!!! Foi e está sendo o aprendizado mais incrível da minha vida. Um vínculo maravilhoso com o meu filho. Tem horas que ele mama tanto que quando solta o peito dá um sorriso lindo de satisfação. É nesse momento que me sinto a mulher mais poderosa do mundo. Uma fortaleza invade minha alma e meu coração explode de amor.

Mas, como sempre digo: para ter sucesso em algo precisa de esforço e dedicação. Precisamos principalmente do incentivo das pessoas que estão ao nosso lado: amigos, família e principalmente o marido!!! Separei algumas dicas que podem ajudar nesse caminho. No post anterior sobre amamentação falei muito da dor quando o leite desce e o que fazer para superar, além de objetos como a bombinha elétrica que as mães devem comprar. E depois que passa essa fase inicial?!

Com quase 3 meses amamentando, posso afirmar que a cada semana fica melhor. A digestão dele está mais amadurecida, ou seja, ele tem menos gases e até dorme mais. Coco, xixi e possíveis alergias?! Não preciso me preocupar. Com o leite materno exclusivo nenhuma mãe precisa se preocupar com essas três coisas. Mas vamos a lista de dicas:

-procure conversar muito com mães que amamentaram. Escute as experiências e fique atenta as dicas delas. Cada uma teve um ‘jeitinho’ para determinada coisa.

-com o auxílio da chupeta, estabeleça os horários das principais mamadas. Imagine que seu peito é uma mamadeira e você não pode dar de meia em meia hora. Essas mamadinhas rápidas são horríveis porque o bebê faz do seu peito uma chupeta e isso não é legal porque ai você também não faz mais nada nem dentro de casa como: ler um livro, tirar um cochilo, tomar um banho mais demorado, arrumar aquela gaveta…

-criar uma rotina para seu filho desde que você chega da maternidade é um segredo TOP para que o seu dia a dia seja mais tranquilo. Aqui com Caio faço o seguinte:

6h – mamada e em seguida vai para o bebê conforto onde ele cochila ou brinca e fica por perto, enquanto tomo café da manhã com meu marido

7h às 7h30/8h- no próprio bebê conforto tiro toda a roupinha dele, deixando só a fralda e coloco para tomar o banho de sol. Ele dorme nesse momento também. rsrsrsrs

8h às 8h30- deixo o corpinho esfriar do sol. Geralmente ele continua dormindo. Se estiver acordado, coloco no berço e ligo o móbile para ele ficar envolvido. Também é nesse momento que coloco de bruços para soltar gases e também fortalecer o pescoço.

9h- dou o primeiro banho do dia.

9h30-mamada, coco, xixi, mais mamada, arroto… e pronto dorme.

10h30 às 12h15-ele dorme e eu também. Acordo antes um pouco para almoçar e quando estou terminando de comer ele acorda.

12h15-mamada, coco, xixi, arroto… às vezes dorme e às vezes não. Quando ele dorme aproveito para dar umas saídas rápidas pelo bairro mesmo onde resolvo algumas coisas. Se ele ficar acordado, fico brincando com ele…

Durante toda a tarde deixo os horários livres para ele. Se quiser dormir, dorme, se quiser brincar, brinca… Ouvimos música juntos. É quando também recebo visitas. Sim, peço sempre que as visitas venham à tarde.

16h-mamada

20h30-banho relaxante na banheira cheia ou no ofurô + mamada demorada para cair no sono mesmoooooo!!!!

E ai às vezes a madrugada é uma criança: ele acorda 2 vezes e às vezes 1 vez… Peço todo dia aos anjos do céu que ele durma a noite toda. hehehehe

-Para que o leite continue sendo o seu forte, beba muita água, mesmo sem sede. Imagine que você mora no deserto…

-Você também precisa dormir. Controlar a ansiedade de querer resolver tudo em um dia só durante uma única dormida dele. Eu geralmente espalho minhas obrigações ao longo da semana e separo dias para realmente não sair e conseguir dormir durante o dia.

-Coma bastante frutas e legumes. Alimentação sempre saudável para quando der aquela vontade de comer um doce, você não se sentir culpada!

Por hoje é só!!! Espero ajudar com essas dicas e qualquer dúvida manda um email para mim: contato@casacasada.com.br

Beijossss e Caio vai mamar agora, rsrsrs

 

 

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://casacasada.com.br/casa-casada-mae/firme-e-forte-na-amamentacao/
Instagram