Bom dia pessoas queridas!

Na minha família, Natal sempre foi sinônimo de mesa posta americana. Com uma família grande é impossível uma mesa posta tradicional com cada um em seu lugar definido. Na minha opinião, Natal combina mesmo com a mesa posta americana. E como montar uma? Como planejar e colocar em prática?

Criei um check list bem fácil de seguir para planejar a sua mesa americana neste Natal, preparados?!

-Separe todas as peças de servir que você tem em casa e isso inclui suportes para bolos, bandejas para doces, queijeira, porta patês, cestinhas para pães…

-Defina se vai usar toalha ou não. Se a mesa for de vidro ou mármore escuro ou ainda qualquer pedra escura sugiro que use. Se for de madeira, branca ou um tom neuro mas lisa, sugiro que NÃO use.

-Vasos para flores e arranjos naturais ou artificiais também devem ser separados. Se tiver uma cesta rústica ou mesmo uma fruteira de barro para compor a decoração deixe separado.

-Com tudo isso separado, é hora planejar o que realmente será usado na mesa. Para isso é preciso definir o cardápio. Então pausa para definir o cardápio.

-Definição do cardápio! Vamos supor que vai ter: peru, arroz, farofa, pernil, tender, queijo do reino, pães diversos, mix de castanhas e frutas secas, uma torta salgada, uma doce e alguns docinhos.

-De todos os acessórios que você separou defina acessório com prato. Qual vai colocar o peru, qual vai colocar a farofa, queijo, pães e por ai vai.

-Após essa definição coloque as escolhas na mesa e comece a montar um circuito. Imagine que a família vai se servir ao mesmo tempo e a fila precisa seguir uma lógica. Imagine um restaurante self service: saladas, acompanhamentos e carnes no fim.

Vou usar aqui como exemplo a mesa posta montada pelas 3 Meseiras Decora no evento Natal Temperado da Villa Garden Paisagismo:

 

 

image

 

Observem que elas usaram um mesmo jogo de servir de cor vermelha e acessórios de decoração de Natal como velas, folhagens com brilho, bolas… A mesa é uma rústica da Villa Garden Paisagismo que dispensa qualquer toalha. Como nela possui um buraquinho na ponta, foi colocada uma árvore natural e mais acessórios pendurados nela. Deu um efeito incrível. Mas nessa mesma ponta você pode fazer tranquilamente um arranjo usando vasos, frutas e flores. Algumas inspirações:

mesanatal1 mesanatal2 mesanatal3 mesanatal4 mesanatal5 mesanatal6

Algumas observações! Quando se monta uma mesa americana o ideal é afastar as cadeiras, deixando que elas fiquem em volta e que dê para circular por ela. Os pratos e talheres podem e devem ficar no início do circuito, ou seja, antes da salada. Agora se sua mesa for pequena e ficar muita coisa em cima, opte por colocar no canto uma mesa de apoio separada da mesa principal. Lá você pode colocar os pratos, talheres, guardanapos, sal, azeite, temperos, copos e taças.

Na mesa americana de Natal fica tudo exposto: comidas, doces, salgados, queijos, frutas secas e castanhas… Sugiro que usem taças grandes para o mix de castanhas e você pode usar até mais de uma taça.

Agora algumas inspirações de arranjos para colocar na ponta da mesa americana e deixar ela ainda mais linda! Vamos usar a criatividade e acessórios que já temos em casa, acrescentando frutas naturais e flores.

arranjosnatal1 arranjosnatal2 arranjosnatal3 arranjosnatal4 arranjosnatal5 arranjosnatal6

Agora pessoal, vamos para a prática! Espero ter ajudado de alguma forma e vou aguardar as fotos das mesas de vocês. Mandem para mim, vou adorar publicar por aqui. O email é: contato@casacasada.com.br

Beijos,

Lara

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://casacasada.com.br/comida-de-casa/como-montar-uma-mesa-posta-americana/
Instagram