Olá pessoal! As igrejas do Rio de Janeiro reúnem história e beleza. Andar pelo centro da cidade e adjacências, é reviver um pouco da história, estampada nos edifícios, museus e igrejas… É voltar no tempo!!! Para isso, te convido a este passeio.

Outeiro da Glória: Preserva azulejos atribuídos ao mestre ceramista Valentim de Almeida, o altar também é original e uma arca do século 18. Anexo está o Museu de Arte Sacra (valor R$2,00). Recomendo acessar a igreja pelo elevador que sobe em um plano inclinado situado na Rua do Russel e descer pela Ladeira da Glória. Aproveite para tirar lindas fotos do Aterro do Flamengo e da Marina da Glória.

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 17h, sábado e domingo das 9h às 12h

Nas segundas feiras o museu e o elevador fecham.

Outeiro da Glória

Outeiro da Glória

Igreja de São Francisco da Penitência: A simplicidade da fachada esconde o esplendor da Igreja, considerada a joia do barroco brasileiro, concluída em 1772, são inúmeros detalhes barrocos, boa parte entalhados em cedro por Francisco Xavier de Brito (mestre de Aleijadinho) e revestida com folhas de ouro.

No altar principal, as imagens de São Francisco de Assis e do Cristo Seráfico parecem mover-se. Imponente, impressiona pelos altares dourados e pela riqueza de detalhes, do piso ao teto. Preste atenção, o forro tem pintura ilusionista: a sensação é de que os anjos estão descendo em direção às cadeiras. Anexo tem um Museu de Arte Sacra. (valor R$5,00)

Fica situada no Largo da Carioca, no Centro, entre no pátio e siga pelo corredor até o elevador, que dá acesso também à Igreja e Convento de Santo Antônio, aproveite e faça também uma visita. Tire lindas fotos do Largo da carioca e do contraste das construções modernas com as antigas.

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 12:00 e das 13 às 16h.

São Francisco da Penitência

São Francisco da Penitência

Igreja da Candelária: A Igreja da Candelária, pode ser considerada a mais imponente e grandiosa igreja do Rio de Janeiro, não somente por suas proporções, mas também por seu acabamento e grandiosa cúpula. Sua história é também interessante, advinda de uma promessa em meio à uma tempestade, e que está retratada no teto da igreja. A construção foi iniciada em 1775, século 18 e somente terminada nos últimos anos do século 19.

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª das 7h30 às 15:50h, sábado das 9h às 12h e domingo das 9h às 13h

Candelária

Candelária

Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé: A preferida do império. Nesta igreja, ocorreu a sagração de Dom João VI como rei de Portugal, e de Dom Pedro I e Dom Pedro II como imperadores do Brasil. Você também pode conhecer o Museu e Sítio Arqueológico onde estão resquícios de uma capela do século 16 e também a cripta com a guarda de cinzas de Pedro Álvares Cabral e do Cardeal Arco Verde.

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª das 7:30h às 16:30h, sábado das 9:00 às 12:30h e domingo das 8:30h às 12:30h.

Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Igreja Nossa Senhora de Montserrat: A Igreja Nossa Senhora de Montserrat é anexa ao mosteiro de São Bento. Repare nos detalhes da fachada, dos alpendres de telhado mouro e do portão de ferro art nouveau, colocado em 1880 após o original ter sido destruído por corsários franceses. O interior tem altares de jacarandá cobertos por ouro. A igreja recentemente passou por um restauro, vale muito a pena a visita!!! Aos domingos, às 10h, há missas com canto gregoriano.

Horário de funcionamento:
7h às 18h

Igreja Nossa Senhora de Montserrat

Igreja Nossa Senhora de Montserrat

Catedral De São Sebastião: Moderna, tem formato de cone; o altar fica no meio, sob a imagem de Jesus Cristo. No subsolo, o Museu de Arte Sacra guarda relíquias como a Rosa de Ouro doada pelo papa Leão XIII à princesa Isabel.

Horário de funcionamento:
7h às 17h

Além destes tesouros apresentados acima, existem outros mais, se desejam informações adicionais, entrem em contato através dos canais de comunicação. Até breve e vá de guia!!!

keley

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://casacasada.com.br/de-malas-prontas/de-malas-prontas-rio-e-suas-igrejas/
Instagram