Boa noite pessoas!

Faz um tempo que adotei na minha Casa Casada a técnica do congelamento. Descobri que não tem nada melhor para ter 100% de aproveitamento e o melhor: manter todos os nutrientes. De acordo com os especialistas, o ideal seria congelar logo após a colheita, mas como isso não é possível, nós em casa podemos fazer isso logo após a compra e a higienização. QUASE tudo pode ser congelado! Algumas exceções: tomate, rabanete, pepino e batata que não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém, absorve muita água, amolece, esfarela e escurece. O ideal para a batata é congelar na forma de purê, bolinhos ou simplesmente cozida no vapor. Os demais vegetais podem ser congelados, ou melhor, devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.

Para congelar os vegetais, é preciso higienizar e depois descascar. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”. Com esse procedimento os vegetais manterão sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes. Hummmmm Que tal testar na sua casa? Garanto que você não para mais de fazer isso. Meu sonho agora é com um congelador enorme.

congelar2

Use saquinhos ou vasilhas plásticas. Não opte pelo papel laminado ou mesmo filme. Eles grudam e não facilitam a nossa vida na hora de descongelar. Particularmente adoro aqueles saquinhos com ziper. Prefiro os sacos porque sobra mais espaço. Bom mesmo é ter em casa a máquina de embalar à vácuo. Agora uma tabela bem legal que pode ajudar:

tabela1

Além dos vegetais, congelo frutas, pães, queijos e comida pronta. É importante colocar etiqueta em tudo com a data do congelamento. E consumir dentro do prazo ideal e indicado. (ver tabela)

congelar3

tabela2

Aqui também congelo a comidinha do meu filho já com as porções separadas nos potinhos. Facilita e muito a nossa vida. É a verdadeira ‘mão na roda’.

tabela3

Fica a dica. Tendo esse hábito aposto que além de garantir 100% do aproveitamento dos alimentos você vai economizar muito. Congelar é vida!

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://casacasada.com.br/destaque/congelamento-dos-vegetais-duvidas-e-tecnicas/
Instagram