Que tal sair de casa hoje para comprar uma planta ou uma flor e deixar sua casa ainda mais bonita?! Um bom programa para um sábado né?! Mas antes de fazer isso leiam TODO o post de hoje! O arquiteto e gestor ambiental Cosme Cavalcanti (meu pai) é quem dá as dicas! Aproveitem!!!

 

Além de transformar, elas dão vida nos ambientes externos e internos que vivemos! Plantas gostam de luz, ventilação natural e água. Com pequenos cuidados e até um pouco de nós, do nosso bem querer.

Qualquer espaço nas condições ideais, elas vivem por muito tempo, chegando mesmo ao porte, de uma pequena árvore em caqueiros como o “cafezinho” (figura 01). Podem ser colocadas suspensas nos terraços ou em uma coberta protegendo janela (figura 02 03). Ainda em “paredes verdes”, composição com seqüência de vasos grandes com palmeira hajis (figura 04). Também em vasos grandes com variedades de “crótons” do tipo “comigo ninguém pode” (figura 05). As variedades floríferas são mais delicadas como as orquídeas, kalanchoes, violetas (figuras 06, 07 e 08).

 Ainda temos outras possibilidades de usos em vasos com água, utilizando as “dracenas” que enraízam e duram muito tempo desde que os tratos de limpeza e troca da água sejam pelo menos uma vez por semana ( figura 9). Outra solução é o uso de “bonsai” mais caros e exigentes de tratos especializados orientado pelos viveiros de plantas. Para drenar seu vazo de plantas, pode usar argila expandida “bolinhas de barro” compradas em lojas de plantas. Ainda para recobrir a terra e manter umidade do solo podemos usar casacas de árvores secas (figura 10).

Em tempos e tempos precisamos readubar nossos vasos de plantas com terra vegetal ou outro substrato dosando de acordo com as espécies. Para manter bonitas, não deixe de regá-las sempre que notar aparência seca ou úmida. Evitar mudanças de local. Lembre-se sempre da proximidade de janelas, portas e outras aberturas. Plantas nos ambientes são salutares e demonstram sensibilidade.

 Por Cosme Cavalcanti – Arquiteto e Gestor Ambiental

 montagem_plantas

Gostou do meu post? Então compartilhe!